Portugal cria nova modalidade de visto para Trabalho Altamente Qualificado – Tech Visa

living-in-portugal-lisbon_0

O Governo Português visando a impulsão do setor tecnológico do país, criou uma nova modalidade de visto – TECH VISA – cujo escopo é garantir que profissionais estrangeiros altamente qualificados na área tecnológica, de países de fora da União Europeia, consigam ter acesso aos empregos e vagas disponibilizadas pelas empresas de tecnologia de Portugal de forma simples, rápida e direta.

Trata-se de um programa de certificação de empresas de tecnologia com sede ou que estejam estabelecidas em Portugal, mas que atuam no mercado global,  para efeitos de concessão de visto ou de autorização de residência para os profissionais estrangeiros, como designers, engenheiros de software, cientistas da computação, programadores, etc.

As empresas  precisam, inicialmente, se candidatar ao programa TECH VISA para receberem uma certificação. Depois disso estarão aptas para atuarem na contratação de cidadãos estrangeiros.

O órgão responsável pela certificação das empresas é o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação).

O processo de atribuição de vistos de residência para os profissionais de TI contratados pelas empresas de tecnologia portuguesas certificadas será mais célere a fim de suprir a necessidade de mão-de-obra especializada em Portugal.

Apesar da criação desta nova modalidade de visto, os demais tipos de visto e de autorização de residência para trabalho e empreendedorismo continuam a existir, como o D3 (qualificados) e o StartUp Visa (para fundadores de start-ups ).

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s